Entre as maiores alegrias da vida de uma mãe, casar uma filha certamente é um presente divino. Afinal, mãe é mãe. Não há nenhuma outra palavra que defina melhor o dom da maternidade. É entrega, é cumplicidade, é sintonia. Difícil desvendar esse mistério. Só quem vive é capaz de descrevê-lo.
Um dos momentos mais importantes desse vínculo “mãe e filha” é a fase dos preparativos para o casamento. Aliás, o antes, durante e depois – absolutamente todos os capítulos nunca seriam tão fascinantes sem um toque materno especial. É por isso que elaboramos as 10 dicas e conselhos para a mãe da noiva.
- Respeitando as diferenças
- Nós sabemos que você quer que o casamento de sua filha saia perfeito. Mas o seu ideal de perfeição pode ser diferente do da sua filha, já pensou nisso? Entenda que em muitos momentos vocês terão opiniões diferentes, e tentar convencê-la de suas ideias poderá gerar um estresse desnecessário.
- Deixe claro suas vontades
- Se há algumas coisas que você gostaria muito que tivesse no casamento de sua filha (alguma tradição de família ou uma valsa especial para o pai dos noivos, por exemplo), escolha aquelas mais importantes (não vale fazer uma lista enorme) e apresente à sua filha como um pedido. Explique por que é importante para você e aceite a opinião dela.
- Colocando a mão na massa
- Assim que o casal começar a organizar o casamento, reflita sobre quais detalhes você pode se comprometer a ajudá-los (tanto financeiramente, se for o caso, como operacionalmente – indo atrás dos fornecedores, encomendando, etc). Depois, ofereça a ajuda e veja o que será necessário fazer.
- Não prometa além do que pode fazer
- Claro que você quer ajudar no que pode no casamento de sua filha, mas seja realista. Pense, por exemplo, que no dia do casamento você estará às voltas com todos aqueles familiares que se hospedarão na sua casa. E terá de cuidar de sua própria roupa, cabelo, maquiagem (além de dar suporte à filha no que precisar). Arrumar os enfeites de mesa será uma boa ideia? Talvez seja melhor deixar com a equipe de decoração.
- Mantenha boa relação com a família do noivo
- Se o casal tem um relacionamento antigo, provavelmente os pais de ambos já se conhecem. Se não, essa é a hora: logo depois do noivado. Neste primeiro encontro, aproveitem para saber quais são as expectativas em relação à festa e deixe claro as suas também.
- Política da boa vizinhança. Sempre…
- Você até pode achar a sogra de sua filha uma bruxa, mas deixar isso claro, tanto para a noiva como para o noivo, só vai trazer frustração e um potencial estresse durante todo o período de organização do casamento. Vocês não precisam ser melhores amigas, mas terão de aprender a ter um relacionamento cortês. Há algumas coisas que vocês terão de decidir juntas, até para ajudar os noivos.
- Mãe da noiva tem prioridades
- No que se refere à escolha do modelo e cor do vestido, tem, sim. A etiqueta diz que a mãe da noiva deve fazer a escolha da cor e do modelo do vestido o quanto antes e rapidamente informar à mãe do noivo. Ambas devem fugir do branco, lembrem-se.
- Não saia convidando por aí
- A notícia de que sua filha vai se casar é feliz e você quer contar para todo mundo. Ainda que você suponha que os noivos vão convidar aquele amigo da família ou mesmo o parente próximo, só fale sobre o casamento ou convide para ficar na sua casa depois que a lista de convidados estiver pronta. Melhor forma de evitar constrangimentos…
- Ofereça o colinho de mãe
- Festa de casamento é um sonho, e organizá-la é uma delícia. Mas também trabalhoso… E essa mudança na vida de sua filha (de solteira para casada) pode deixá-la um pouco amedrontada, é normal. Entenda-a, conforte-a e ajude-a se lembrar de que tudo isso faz parte!
- Dê um presente para o noivo
- Esse presente não precisa ser caro. E nem mesmo comprado. Pense na possibilidade de dar algo que tenha valor sentimental para a família. É uma maneira bonita de dizer: “Você é bem-vindo em nossa família”