Todo mundo sabe que casar custa caro. O problema é que vai virando um bolo de neve quando os noivos vão cedendo às tentações do mercado. É impressionante como mil reais acabam virando um real.
É importante ter o pé no chão e manter o foco. Sem essas duas coisas o orçamento com certeza vai estourar e seu sonho vai acabar virando um pesadelo. Deixe tudo na ponta do lápis e não extrapole pela primeira tentação que aparecer.
Dá uma olhada na lista com 5 dicas para economizar com seu casamento:
1 – Use e abuse da decoração Handmade
A decoração Handmade nada mais é que a decoração “faça você mesmo”. Antigamente, era impossível dos noivos optarem por fazerem sua própria decoração. Pois, não tinha como saber se ia dar certo no dia e, assim, só dava mais dor de cabeça aos noivos. Hoje em dia, essa decoração chamada de Confort Wedding (pois tem a intenção de fazer o convidado se sentir bem à vontade) possui diversas referências e é uma tendência das cerimônias. Livros antigos, vasos de flores, decoração com papel… Existem várias possibilidades.
2 – Reduza a lista de convidados
Sabe aquele ditado “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”? Traduzindo ele para o mundo dos casamentos, mais vale um Mini Wedding do que casamento nenhum. Quanto maior for a lista de convidados, mais complicado fica não extrapolar o orçamento. Os buffets geralmente cobram por pessoa, então vale tentar reduzir a quantidade de convidados para diminuir os gastos.
3 – Aposte num cardápio único
O cardápio único não significa servir qualquer coisa ou servir “economizado”. Um dos maiores pecados de uma festa de casamento é economizar na comida e na bebida, como fala o ditado “convidado feliz é convidado com a barriga cheia”. Servir um único tipo de prato economiza na hora do buffet.
4 – Não tenha medo de comprar itens usados de outras noivas
Várias noivas costumam vender itens que sobraram do seu casamento, como sapatos, bebida que sobrou, adereço que acabou nem usando, véu e, até mesmo, vestidos. Existem grupos nas redes sociais especializados nesse tipo de venda.
5 – Procure fornecedores alternativos
É muito comum os fornecedores que vão ganhando mercado subirem seus preços a partir de suas melhores. Isso pode interferir na contratação. Verifique alternativas que sejam interessantes, não fique só nos “famosos”, com certeza tem gente talentosa começando a carreira.