Retiro espiritual: como preparar?

Retiro espiritual: como preparar?

Para organizar um retiro espiritual é necessário compreender o que é e qual a finalidade, para que o objetivo principal seja atingido.Esses eventos são responsáveis por desligar os participantes de suas rotinas e dar a oportunidade de se reconectarem com a espiritualidade.

Em sua maioria, o retiro espiritual é realizado em áreas mais afastadas, onde haja um maior contato com a natureza. Esse contato constante causa uma sensação de paz e tranquilidade constante, aumentando assim a sensação de relaxamento do indivíduo, permitindo que o mesmo intensifique seu contato com a espiritualidade.

Deve-se ter conhecimento dos tipos de retiro que existem, pois cada um deles têm um objetivo principal. Os retiros temáticos são realizados em épocas específicas, como ano novo, carnaval ou semana santa. Já os retiros de jovens são voltados para dinâmicas em grupo e cursos. Os discernimentos, entre os tipos de evento, são fundamentais para a organização ideal para cada tipo de retiro.

Os retiros são eventos com características bem peculiares. Separamos, a seguir, alguns pontos que devem ser considerados durante a organização desse tipo de evento:

1) Infraestrutra

Como citado anteriormente, é preciso encontrar um lugar que acomode todos os participantes, que esteja em contato com a natureza e que seja afastado dos grandes centros. É necessário também que o lugar seja seguro, para que o retiro transcorra sem grandes problemas ou interferências externas.

O espaço deve contar também com aposentos suficientes para que todos estejam confortáveis, além de banheiros e cozinha que atendam a todos.

2) Palestras

Palestras, cujos temas sejam de interesse do público daquele tipo de retiro, estão sempre presentes na programação e são muito importantes para o evento. Em sua maioria, essas palestras são lecionadas pelos próprios líderes do retiro.

3) Atividades em grupo em um retiro espiritual

Gincanas, dinâmicas e grupos de estudo são excelentes sugestões para unir os participantes do retiro.

4) Orçamento

A questão orçamentária é fundamental na hora da organização do retiro e deve ser tratada com bastante atenção e cautela. É necessário ter conhecimento de quais são os recursos à disposição e de quanto se deve arrecadar para a organização do evento. Lembre-se que no orçamento estão inclusos transporte, alimentação, aluguel do espaço e diversos outros fatores cruciais para a realização do evento.

Ficou satisfeito com nossas dicas? Continue acompanhando nosso site para mais dicas e informações.

 

Sem Comentários

Deixe sua Resposta

WhatsApp chat