O véu é um dos muitos acessórios usados pela noiva no dia do casamento. É uma peça misteriosa, pois ao mesmo tempo que esconde, destaca a beleza. É feito de tecido leve, normalmente tule ou renda. Fica preso à cabeça por outro acessório, como tiaras e grinaldas e pode ficar por cima ou por baixo do cabelo, dependendo do penteado.
De onde surgiu a tradição de se usar véu?
Na Grécia antiga, as noivas adquiriram o costume de se usar o véu no dia do casamento com o objetivo de se se proteger de mau olhado e também de outros admiradores. Os gregos acreditavam que a noiva era o alvo principal dos maus espíritos, e por isso deveria ser escondida através do véu, que chegava a tapar o seu rosto durante a cerimônia. Anos depois, este costume foi incorporado também pelos romanos e começou a se difundir pelo mundo.
Na idade média, o véu era usado como peça do vestuário feminino e era sinônimo de nobreza. Apenas as mulheres casadas pertencentes à elite poderiam usar o acessório, que tinha a função de proteger os cabelos e a pele do sol. Nesta época, o tamanho do acessório era proporcional à riqueza da família, por isso as camponesas não tinham permissão para usá-lo.
Uma outra explicação para o uso do véu é que ele tinha o propósito de ocultar o rosto da mulher ao futuro marido até que o casamento fosse pronunciado. Essa tradição levava o homem a dizer o famoso “sim” sem ter ideia da aparência física da noiva. Quando os casamentos eram arranjados e dotes eram negociados, muitas famílias queriam esconder o rosto da noiva até o último minuto possível, para que a jovem menos atraente não fosse rejeitada e estragasse o acordo. Desse fato muito provavelmente originou a superstição de que dá azar o noivo ver a noiva antes do casamento.
O véu continua a ser uma das peças mais importantes do visual da noiva. As opções variam do curto ao longo, emendando com a cauda. Algumas noivas cobrem o rosto com o véu durante a cerimônia, revelando o rosto quando o noivo se posiciona para trás. O que não se pode negar é que ele garante um tom super delicado e sofisticado ao look.